terça-feira, 12 de maio de 2009

Artistas e obras

-Chuck Close

Chuck Close nasceu em Waschington, E.U.A., em 1940.
Frequentou a Universidade de Washington em Seatlle. Enquanto estudava foi influenciado pelo expressionismo abstracto. Vai para Viena, e acaba por frequentar a Akademie der Bildenen Künste. Em 1965, que começa a trabalhar na fotografia; a sua primeira exposição individual realiza-se em 1970 em Nova Iorque, e é a partir daqui que o seu trabalho começa a ter o seu valor.
O seu primeiro retrato foi um gigantesco auto-retrato a preto e branco a partir de fotografias.
Em 1988 este famoso pintor ficou paralisado numa cadeira de rodas devido a um problema na coluna vertebral. Mais tarde voltou a ter a mobilidade dos seus braços.
Durante os anos de 1989 e 1999, o Museu de Arte Moderna, de Nova Iorque organizou uma exposição de alguns dos seus trabalhos.

-Malcolm Morley

Malcolm Morley, nasceu em Highgate, Londres em 1931. Frequentou a Escola de Artes e ofícios em Londres, antes de se mudar para Nova York em 1958.
Em 1965, este artista mudou a sua arte, o foco de abstracção do realismo para super- realista, pois queria demonstrar o seu trabalho.
Em 1998 produziu três trabalhos litográficos sobre barcos e praias.

- Richard Estes

Nasceu em 1932, em Illinois, nos E.U.A. Este artista é considerado um dos fundadores do Foto-realismo que surgiu no final do ano de 1960.
O artista tem um grande conhecimento detalhado sobre a arquitectura, da infra-estrutura e da cidade. Começa por fazer retratos a partir das fotografias e a registar informações, actualmente este artista faz retratos das paisagens urbanas.

-Ron Mueck

Ron Mueck um Australiano, nascido em Melbourne em 1958, cresceu observando e fazendo brinquedos com os pais. Da infância à adolescência desenvolveu habilidade manual e criativa. Acabou por participar em vários programas infantis, foi considerado um artista mas não se assumiu como tal.
Colaborou com efeitos especiais e criou uma pequena empresa especializada nessa área. Começou a fazer esculturas em vários tamanhos mas especialmente com dimensões gigantescas ou de reduzidas proporções em fibra de vidro, silicone, resina acrílica e poliéster. Apresentou os seus trabalhos em museus australianos, norte-americanos e ingleses. Desde a escultura “Ghost” decidiu ser escultor.

Sem comentários:

Enviar um comentário